segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Crise Separatista no Leste da Ucrânia


    Para compreender o conflito separatista no leste da Ucrânia em dias atuais, é necessário fazer um breve levantamento de acontecimentos que marcaram a história dos povos a partir da terceira década do século XX, durante a época da extinta União Soviética.

    Com a ascensão de Stalin ao poder em 1924, o país passou por novas reformas políticas e econômicas que alteraria o quadro étnico do leste da Ucrânia; no entanto, tudo começou com a adoção por parte do governo de uma política conhecida como "Coletivização da Agricultura", ou seja, uma policultura baseada na produção diversificada de alimentos, porém, de pouca quantidade. Este sistema, então, era caracterizado por uma agricultura de subsistência.

Fonte: (In:http://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Stalin)
JOSEF STALIN - ditador soviético
   
     Tal sistema trata-se de um modelo produtivo que funcionava de maneira estática adaptada ao perfil econômico de um regime comunista, voltado apenas para a satisfação das necessidades básicas; no entanto, o crescimento populacional avançava até que em um determinado momento, a disponibilidade de alimentos não era mais capaz de dar conta da crescente demanda de consumo que surgia.

     Este sistema foi implantado pelo Ditador Josef Stalin entre 1929 e 1933, e gerou milhares de mortes entre o povo ucraniano no leste do país; sendo assim, para compor a falta de mão de obra ali instalada, Stalin incentivou o deslocamento para a região de muitos colonizadores russos. 

   A este processo dá-se o nome de " Russificação do Leste da Ucrânia".

 Fonte: ( In:http://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Stalin#mediaviewer/File:HolodomorUcrania9.jpg)
VÍTIMAS DA FOME NO LESTE  DA UCRÂNIA NA DÉCADA DE 1930
  
  É por este motivo que, hoje, o leste da Ucrânia apesar de ser território ucraniano, possui um contingente de população russa maior do que ucraniana.

Fonte: ( In:http://www.sul21.com.br/jornal/separatistas-da-ucrania-mantem-data-de-referendo-apesar-de-pedido-de-putin/)

     Com a ascensão de Poroshenko ao poder, o governo ucraniano adotou uma postura pró-ocidente que gerou a separação da península da Crimeia de seu território, passando a fazer parte do território russo em março de 2014.

   Estimulados por esta conquista (separação da Crimeia do território ucraniano e anexado ao russo), o povo de maioria russa no leste do país também passou a reivindicar sua separação da Ucrânia e sua inclusão na Rússia; no entanto, com a resistência do governo ucraniano em não abrir mão do leste do seu território, grupos separatistas russos decidiram pegar em armas, iniciando o conflito que presenciamos constantemente nos telejornais de hoje.


Fonte: (In:http://oglobo.globo.com/mundo/presidente-da-ucrania-relanca-operacao-antiterrorista-apos-morte-de-politico-12263024)
SEPARATISTA DE ETNIA RUSSA EXIBE BANDEIRA 
   
  Como foi mencionado na parte introdutória deste tema, as raízes do conflito no leste da Ucrânia entre separatistas russos e governo ucraniano hoje, têm sua origem na virada final da década de 1920 para o início da década de 1930, durante o governo Stalin na extinta União Soviética.

Sem tempo de fazer seu TCC ou artigo científico nas áreas  de Política Internacional e Geopolítica?
Entre em contato pelo Whatsapp: 94561-4833/ Geopolítica e Foco.

Acesse o meu canal no Youtube. Geopolítica em foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário