domingo, 14 de dezembro de 2014

Bases Militares: para que servem?

  As bases militares funcionam como elemento de fundamental importância na estratégia orquestrada pelas grandes potências na tentativa de exercer o controle do espaço geográfico vital para tal finalidade.


 Fonte:(In:http://www.taringa.net/posts/noticias/17095644/Obama-ordena-bombardear-bases-militares-sirias-por-3-dias.html)
  

   Com o enfraquecimento do Império Britânico e outras potências emergentes da época, após o  fim da Segunda Grande Guerra (1939-1945), somente  Estados Unidos e URSS puderam exercer sua hegemonia de fato; no entanto, com o fim do comunismo após a queda do Bloco Socialista Soviético em 1991, e, posteriormente, das ditaduras no norte da África e parte do Oriente Médio, foi permitido com que o radicalismo islâmico começasse a avançar no vazio de poder deixado por governos falidos ou enfraquecidos por causa de guerras civis.

   No caso dos EUA, o uso das bases militares é de fundamental importância para conter tal ofensiva impedindo a expansão de opositores indesejáveis em sua área de influência.

    PRINCIPAIS VANTAGENS QUE AS BASES MILITARES PROPORCIONAM  PARA AS POTÊNCIAS OCIDENTAIS ATUAREM EM ÁREAS DE SEU INTERESSE.


 Fonte: (In:http://www.prof2000.pt/users/afp/dm.htm
  • Monitorar o escoamento de petróleo e gás tanto por terra como pelo mar.
  • Proporciona a possibilidade da instalação de mecanismos de defesa em regiões com consideráveis números de aliados com Baterias Antimísseis.
  • Por meio do deslocamento rápido e fácil mobilidade do exército numa determinada região, é possível monitorar de perto governos aliados que possam sofrer ataques e serem substituídos por grupos que não estejam de acordo com interesses do governo a frente das bases do tema em questão.


   As bases militares tornam possível que potências como os Estados Unidos, por exemplo, possam realizar uma supervisão detalhada sobre governos cujo territórios estejam situados em pontos estratégicos. O objetivo está em evitar a tomada de poder destes governos por grupos que não se identificam com seus interesses hegemônicos; pratica esta que pode se disseminar pelos governos vizinhos ocasionando a perda de sua zona de influência na região.


   No entanto, a presença militar é imprescindível para governos que têm objetivo de estabelecer estratégias de seu interesse e obter o controle hegemônico da situação econômica e política de estados frágeis que não têm opção a não ser estar atrelados aos seus interesses.

   GEOPOLÍTICA

   Definição: Trata-se de uma política baseada no princípio da "força", ou seja, uma política que tem por essência atender apenas uma das duas ou mais partes envolvidas a exemplo dos Estados Unidos hoje; sendo assim, aquele que disponibilizar de maior aparato militar e maior número de bases militares, fica na condição de impor as regras do jogo, isto sem levar em consideração interesses de povos representados por estados fragilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário