Esses dias Donald Trump acusou o governo brasileiro de desvalorizar a sua moeda em relação ao dólar de maneira proposital e, ameaçou taxar a entrada do aço e alumínio brasileiros que entrasse no seu país.
MAS, POR QUE TRUMP ADOTOU ESTA POSTURA?...
Podemos destacar três fatores principais:
- Ano que vem, em 2018, haverá eleições nos Estados Unidos e, Trump não está desfrutando de boa popularidade ente os fazendeiros do país.
- Junto com o Brasil, os Estados Unidos lideram a exportação de commodities no mundo.
- A guerra comercial travada entre Estados Unidos e China.
Trump acusava constantemente a China de desvalorizar artificialmente a sua moeda, o que segundo ele, dificultava à entrada de produtos industrializados e agrícolas em território chinês; no entanto, por outro lado, o governo chinês executou uma retaliação, também, taxando os produtos americanos.
Após ser acusada de manipular moeda, China suspende compra de insumos agrícolas dos EUA.
Esta troca de farpas no comercio entre os dois países, acabou por gerar imensa insatisfação por parte dos agricultores americanos, já que, a taxação em cima das commodities agrícolas americanas realizadas pelos chineses implicou numa queda abrupta nas exportações desses produtos, colocando em xeque uma possível reeleição de Trump.
MAS, O QUE O BRASIL TEM A VER COM ISSO?..
O Brasil é o maior concorrente na exportação de produtos primários dos Estados Unidos e, também, entre ambos, a China é um de seus maiores destinos, ao dificultar à entrada de produtos americanos em seu mercado, o governo chinês concentrou suas importações nos produtos agrícolas e pecuários brasileiros. A tentativa de impor ao governo brasileiro uma valorização do real perante o Dólar, seria a última carta na manga que Trump poderia usar a favor de seus agricultores e pecuaristas, já que, tal valorização encarece as exportações brasileiras gerando perda de competitividade, esse é o intuito do presidente americano.
Produção de Soja no Brasil
Valorize a moeda, que eu não taxo o aço e alumínio brasileiro ao passar em nossas fronteiras, diz Trump ao governo brasileiro. Ele acha que fazendo esse tipo de ameaça, o governo brasileiro possa vir a repensar à política cambial e, por assim, dizer, agradar parte do seu eleitorado no campo.
O problema, é que, tal postura protecionista contra o governo brasileiro não vem dando o resultado esperado para o presidente americano, isto porque, a taxação do aço e alumínio brasileiro encareceria o lote de maquinários adquiridos pelos agricultores americanos, o que não está deixando parte do eleitorado mais calmo.
Devido à suspensão da China na compra de insumos agrícolas e pecuaristas norte americanos, o preço do óleo de soja e da carne se elevam consideravelmente no Brasil, movimento que é fruto de um sistema econômico cada vez mais integrado, onde a decisão de um governo num determinado continente, afeta diretamente países que se colocam em posições geográficas totalmente diferentes, além de, às vezes, não ter nada a ver com o acordo entre outros países pelo qual sua economia acaba sendo afetada.
Aprenda a desenhar com os melhores profissionais na área
link: hotm.art/formuladesenhar
Sem tempo de fazer seu TCC ou artigo científico nas áreas de Política Internacional e Geopolítica?
Entre em contato pelo Whatsapp: 94561-4833/ Geopolítica e Foco.
Acesse o meu canal no Youtube. Geopolítica em foco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário