terça-feira, 10 de dezembro de 2019

À IMPORTÂNCIA EM ESTUDAR A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. (1914 - 1918).

   Estudar a Primeira Guerra Mundial é de fundamental importância para entendermos o impacto no número de mortos, feridos e de destruição material que ela causou, situação nunca visto na história.

   Deixando 9 milhões de soldados mortos, cerca de 20 milhões de feridos e centenas de milhares de civis mortos e feridos. Outro fator, está na abrangência geográfica e política envolvendo impasses diplomáticos, militares e apoio à guerra.

AMPLIAÇÃO POLÍTICA

   A guerra demandou um longo período envolvendo produção de alimentos, em que,  chegou um momento tornando de extrema necessidade à intervenção do estado na economia de uma maneira jamais vista na história.

AMPLIAÇÃO GEOGRÁFICA

   Partia da necessidade em trazer considerável número de aliados, também jamais visto na história, sendo assim, tais ampliações partiam da premissa em não somente o estado se tornar mais atuante por causa do conflito, mas de fazer o maior número de alianças possíveis em extensão geográfica jamais presenciada.

DESTRUIÇÃO DO SISTEMA DE ESTADOS EUROPEUS

   Outra questão que leva a importância em se estudar esta guerra, parte do princípio em que, foi a partir dela, que houve o início do desmoronamento do sistema de Estados hegemônicos da Europa que, iria ser completado e finalizado com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).
  
  O início do sistema internacional de caráter globalizado como conhecemos hoje, teve a sua motivação inicial no primeiro conflito europeu em que, a partir dele que o sistema de estados na Europa do século XIX e início do século XX deixou de existir.
Só para questão de término de explanação, o sistema de estados da    
   Europa do Pré Primeira Guerra Mundial era caracterizado por sua multipolarização entre as potências beligerantes, depois, com o desfecho da Segunda Guerra, surgia o momento da chamada "Bipolaridade".
  
  Entender a primeira grande guerra também é importante para acabar com aquela visão romantizada de que, para haver paz, torna-se necessário aplicar a ideia de autodeterminação entre os povos.         
   Um exemplo de que nem sempre essa prática deu certo esteve nos conflitos dos Balcãs do final da década de 80 e início dos 90 do século XX.
   
   Por outro lado, torna aquela visão cética sobre a união de vários povos sobre o julgo do mesmo poder político a exemplo do Império Austro-Hùngaro de que, este não caberia em dias atuais, mas... podemos observar a emergência da União Europeia, fazendo com que estes mesmo céticos, revessem sues conceitos sobre o tema em questão.


Livro sobre assunto relacionado


link para adquirir o livro: https://amzn.to/35dh1NM

Precisa de TCCs e artigos científicos na área de geopolítica e política internacional, prontos?... Entre em contato pelo Whatsapp: 11 94561-4833.

Veja os meus vídeos no Youtube.







Nenhum comentário:

Postar um comentário