segunda-feira, 10 de outubro de 2016

COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS

Há uma considerável diferença entre o tipo de colonização no continente americano de clima temperado e no denominado tropical. Praticada, especificamente a partir de meados do século XVII, abordaremos tal colonização nesta primeira parte deste artigo. 

Vale lembrar ao leitor, que esta primeira parte diz respeito somente ao processo de ocupação na América Temperada, ou seja, focalizaremos os processos que levaram à colonização de povoamento.


AMÉRICA TEMPERADA



Na parte temperada do continente americano, mais precisamente onde hoje se encontra a América do Norte, se concretizou uma colonização de povoamento; em que, a economia girava em torno de uma agricultura familiar e de subsistência. Os colonizadores, ali recém chegados, encontraram um lugar cujas características físicas e climáticas eram semelhantes a sua terra natal; ou seja, o que se procurava era dar continuidade ao estilo de vida antes praticado na Europa.




MOTIVOS QUE LEVARAM À EVASÃO DEMOGRÁFICA NA EUROPA DO SÉCULO XVII (FRANÇA E INGLATERRA).


No século XVII, Inglaterra e França tinham sua população recuperada quantitativamente das intensas perdas para a "Peste Negra" do século XIV; sendo assim, o contingente populacional já era grande neste período, o que com tempo, foi acirrando às disputas por terras, já que, neste período, a economia agrícola ainda era predominante. Naquela época, a população tinha em mente que o seu deslocamento em direção à novas terras seria uma boa saída para os seus problemas enfrentados em sua terra natal.



PERSEGUIÇÕES RELIGIOSAS

Fonte: in: http://www.realidadecristo.com.br/2014/09/colonia-catolica-dos-estados-unidos.html

As perseguições religiosas eram uma dura realidade da época no continente europeu, isto porque, o fundamentalismo católico, ainda predominava no interior do continente. Portanto, para escapar das punições severas que a inquisição colocava, protestantes dos mais variados segmentos começaram a procurar refúgio, onde as ameaças do tribunal religioso da "Igreja Católica" deixasse de ser uma realidade, e, as terras da América do Norte lhe davam esta condição.




REFORMA ECONÔMICA

 Fonte: In:https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial

O século XVII é marcado por intensos conflitos de interesses, em que, a burguesia inglesa concentrava seus esforços, na tentativa de desmantelar o perfil de governo centralizador de poder do "Absolutismo Político". Até que, em um determinado momento, "Oliver Cromwell", um liberal convicto, assumiu o poder e deu início à implementação de uma profunda reforma econômica, que iria consequentemente provocar o "Êxodo Rural" de milhares de camponeses.




POLÍTICA DE CERCAMENTO

Fonte: In: http://revolution17.blogspot.com.br/2006_10_01_archive.html

Foi um novo perfil econômico implantado por Cromwell, em que, vastas áreas de terras foram ocupadas pela burguesia. O objetivo era transformar espaços, antes destinados à agricultura de subsistência, em pastos para a criação de carneiros, com o intuito de acumular lã suficiente para servir de matéria prima com destino à emergente indústria têxtil da época; fruto dos primeiros sinais da "Primeira Revolução Industrial" que estava surgindo em meados do século XVIII. 



No entanto, a nova organização econômica contribuiu para que milhares de camponeses deixassem suas terras na Europa e partissem em busca de um novo rumo para suas vidas, a "América Temperada" seria, a partir de então, uma opção mais do que atraente.


CONCLUSÃO SOBRE A POLÍTICA DE CERCAMENTO



Então, podemos concluir, que o contingente populacional, as perseguições religiosas e as reformas econômicas, em especial a política de cercamento implantada por Oliver Cromwell na Inglaterra do século XVIII, foram as principais causas pela qual motivaram a evasão de grande quantidade de pessoas, tanto na Inglaterra, como também na França, a buscarem um novo lar que possibilitassem às mesmas a continuidade ao estilo de vida adotado em suas antigas terras natais; gerando, a partir deste momento, aquilo que chamamos por processo de colonização de povoamento.



SOBRE OS PRIMEIROS MOMENTOS DA COLONIZAÇÃO NO CONTINENTE TEMPERADO AMERICANO.



Devido à forte pressão na Europa, por motivos aqui já mencionados, uma elevada quantidade de colonizadores chegaram à América do Norte; no entanto, tal quantidade de pessoas, que procurava desesperadamente um lugar para recomeçar suas vidas, gerou, no início da ocupação,  uma espécie de exploração de trabalho escravo, de brancos sobre outros brancos, fato que nem se chegou a cogitar na "América Tropical" controlada por Portugal e Espanha. 


O trabalho "escravo branco" ocorreu no início do processo de ocupação na "América Temperada", porque  Inglaterra e França ainda não tinham desenvolvido em grande escala, a prática do "Tráfico Negreiro" e  a utilização de mão de obra escrava como Portugal e Espanha. Sendo assim, as novas colônias da América do Norte, ainda não disponibilizavam deste artifício. Outro fator que contribuiu muito para este processo, e, deve ser levado em consideração, é que, na Inglaterra por exemplo, não havia tanta terra disponível para o trabalho camponês. Assim, o trabalhador a chegar à nova colônia, além de se acomodar em grande quantidade no novo continente, se via na obrigação de aceitar qualquer condição de trabalho para não ter que voltar a sua antiga terra natal, na Europa.

NOTA FINAL SOBRE O ARTIGO


Neste artigo, foi apresentado um tema relacionado à política de povoamento na chamada "América Temperada", sendo que, o processo de colonização realizado no território brasileiro possui uma característica completamente diferente, quando comparado ao que ocorreu na América do Norte. No entanto, apresentarei este tema no próximo artigo que irei desenvolver em um futuro próximo.

Aprenda tudo sobre Teologia


link: hotm.art/teologiacursos

Sem tempo de fazer seu TCC ou artigo científico nas áreas  de Política Internacional e Geopolítica?
Entre em contato pelo Whatsapp: 94561-4833/ Geopolítica e Foco.
Acesse o meu canal no Youtube. Geopolítica em foco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário