sexta-feira, 21 de maio de 2021

GOVERNANÇA GLOBAL E NEOREALISMO

 

    A GOVERNANÇA GLOBAL PARTE DA IDEIA DE QUE SEUS DEFENSORES ENTENDEM QUE, PARA HAVER ORDEM NO CENÁRIO INTERNACIONAL, NÃO É NECESSÁRIO A EXISTÊNCIA DE UM ESTADO SUPRANACIONAL (LEVIATÃ) COM PODERES POLÍTICOS SUFICIENTES PARA DIZER QUE OS ESTADOS DEVEM, OU NÃO DEVEM FAZER NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

    A PRÓPRIA RELAÇÃO ENTRE OS ATORES INTERNACIONAIS SEGUNDO ESTA CORRENTE, PARA SEUS DEFENSORES, CRIA AUTOMÁTICAMENTE NORMAS E PADROES DE COMPORTAMENTO QUE PERMITE UM CENÁRIO INTERNACIONAL AUTO REGULÁVEL, UM SISTEMA ANÁRQUICO.



fonte: in 
How to travel to an international destination for less (iol.co.za)


REALISMO E NEOREALISMO

    O REALISMO TEM COMO CENTRO DE SUA ANÁLISE O ESTADO COMO UMA UNIDADE ISOLADA, PROCURA COMPREENDER O SEU COMPORTAMENTO DENTRO DO SISTEMA INTERNACIONAL, POR MEIO DE SUA NATUREZA EGOÍSTA.

  NO REALISMO, O ESTADO É O PRINCIPAL PROTAGONISTA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DENTRO DE UM CENÁRIO ANÁRQUICO, OU SEJA, NÃO HÁ UM GOVERNO COM PODERES GLOBAIS DE POLÍCIA QUE TENHA CAPACIDADE DE IMPOR SUAS VONTADES SOBRE OS ESTADOS.

    COMO CADA ESTADO AGE POR SI SÓ, E SOMENTE PODE CONTAR CONSIGO PRÓPRIO, É COMUM NO REALISMO A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA NO SISTEMA INTERNACIONAL AO PONTO DE GERAR UMA CORRIDA ARMAMENTISTA MAIS CONHECIDA COMO "PAZ ARMADA."




fonte: in 
How Trump and North Korea are skewered by the ‘fire and fury’ of cartoonists - The Washington Post

NEOREALISMO

    ENQUANTO O REALISMO VISA O ESTADO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE, O NEOREALISMO ESTENDE ESSE OLHAR PARA A ESTRUTURA DO SISTEMA INTERNACIONAL QUE É ANÁRQUICA.

    PARA OS NEOREALISTAS, O ESTADO POR SI SÓ, NÃO É SUFICIENTE PARA ENTENDER O FUNCIONAMENTO DO AMBIENTE INTERNACIOANL, ESTE DEVE SER OBSERVADO COMO UM SISTEMA, NÃO COMO PARTES ISOLADAS A EXEMPLO DO REALISMO.

A GOVERNANÇA GLOBAL NA VISÃO DO NEOREALISTA.

    PARA O NEOREALISTA, A IDEIA DE GOVERNANÇA GLOBAL É IMCOMPATIVEL COM A REALIDADE, QUE, INDEPENDENTE DA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ATORES INTERNACIONAIS, SEMPRE HAVERÁ PROCURA DE BALANCEAMENTO DE PODER POR PARTE DOS ESTADOS.

A COALIZÃO FORMADA SOB A LIDERANÇA DOS ESTADOS UNIDOS PROCURANDO REUNIR AUSTRÁLIA, JAPÃO E ÍNDIA NA TENTATIVA DE MINAR A INFLUÊNCIA NA CHINA NO MAR DO SUL DESTE PAÍS, É UM EXEMPLO DE TENTATIVA DE BALANCEAR PODER NUM CENÁRIO QUE É COMPOSTO POR RELAÇÕES ENTRE ATORES INTERNACIONAIS SOB A ÓPTICA DO NEOREALISMO.